sábado, maio 18, 2013

A guarda suiça

As probabilidades de o FCP perder o presente campeonato são ínfimas. Mas, para que as probabilidades matemáticas sejam reduzidas a zero, quem de direito já promoveu a instalação de um clima de terror em Paços de Ferreira.
O relato que transcrevemos em seguida não é ficcional e encontra-se no mural do Facebook de um elemento da Direção de uma Casa do Benfica de um concelho confinante ao de Paços de Ferreira. Apesar de aparentemente parcial por ter sido escrito por uma pena benfiquista, apresenta silogismos extremamente plausíveis e testemunhados por alguns habitantes pacenses. Eis a transcrição:
 
 «Jogadores do Paços ameaçados!

O "braço-armado" portista sabe onde trabalham esposas e familiares, sabem os nomes e onde estudam os filhos.
Devido a esta situação (pelo menos) dois jogadores normalmente titulares pediram a Paulo Fonseca dispensa do jogo. Foi recusado pelo treinador. Mau estar instalado no clube.
Jogadores do Paços amedrontados, desconcentrados só querem que o jogo passe depressa, que o porto seja campeão e que possam voltar à vida normal com a sua familia.

* Adeptos Pacenses agredidos e roubados.
Para conseguir o máximo dos bilhetes possíveis, elementos das claques portistas têm estado a semana todo em Paços. Agrediram adeptos adversários e roubaram os poucos que já tinham conseguido bilhete. Vários relatos inclusive de idosos mal tratados. Poucos adeptos Pacenses estarão presentes no jogo de Domingo. O medo e o terror dominam a cidade. Um clube pacato, sem grande força popular e mediática "come e cala".
Vários novos sócios do Paços nos últimos dias. Todos da zona do porto. Consta-se que todas estas inscrições foram suportadas pelo fcp e todos estes novos sócios são membros dos grupos de apoio organizado do clube. Algo que seria muito fácil de investigar por quem de direito… Objectivo "silenciar e controlar" as reduzidas áreas de sócios Pacenses.

* Josué, jogador preponderante na equipa do Paços e membro dos "Superdragões" desde há muitos anos, garantiu no seu circulo de "amigos" que estava tudo controlado. Tem sido constantes os encontros entre neste atleta e alguns dos mais conhecidos membros da claque portista. Segundo palavras do mesmo "não há razão para preocupações, o porto será campeão ou… Campeão".
Josué tem também aconselhado colegas a não se armarem a heróis porque "aquela malta não brinca". Este talentoso médio tem servido como uma espécie de infiltrado daquele grupo de marginais no balneário Pacense. Domina os mais fracos, demove os indecisos e denuncia os íntegros. Estes últimos os principais alvos do terror psicológico em relação às familias.

* Ameaças de que o jogo nunca chegará ao fim se algo estiver a correr mal e de que o Paços dentro de anos disputará as divisões amadoras…

* Ameaças aos habitantes locais de uma enorme invasão portista à cidade! É melhor para todos, para a terra e os seus habitantes que nada "falhe".
Ideia generalizada e desejo de toda a cidade, cidadãos, adeptos do clube, jogadores e dirigentes que toda esta gente ganhe, fique feliz e se vá embora. De vez.


      Em Paços de Ferreira, e em muitos lugares da cidade do Porto sabe-se tudo isto e muito mais. Poucos aceitam dar a cara e falar com medo de represálias e os outros gabam-se, gozam e… Já festejam! Tudo às claras, tudo sob um silêncio comprometedor de milhares de jornalistas, centenas de rádios, tv's e jornais. Só interessa falar no futuro do Jesus, no Gaitan para o Manchester, no Garay de volta para o Real Madrid..."
 
Como benfiquista do Norte, já testemunhei muitas vezes este clima de intimidação, legitimado até por pessoas de formação superior...Por isso, entreguem-se as faixas...
 

13 comentários:

Anónimo disse...

isso é tudo uma grande treta, quem escreveu isso nao passa de um melao aziado,

m3a4424 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
m3a4424 disse...

Gostaria desaber como é que se fazem sócios pois o Paços Ferreira encerrou as inscrições para novos sócios esta semana.

E é pena isto ser mentira pois deveria ser feito porque é o que normalmente fazem os slbzóides.

As ameaças, habitualmente são tantas, que até já uma vez, para ganhar o título, conseguiram que o Estoril fosse jogar no Algarve.

John Holmes Reys disse...

Voltamos a recordar aos nossos visitantes que as citações em itálico não são da nossa autoria, mas de outrem e que apenas prestamos serviço público para memória futura ao transcrevermos aquelas afirmações que pelo seu elevado grau de plausibilidade (recordar os casos de Guarda Abel, Cadorin, Acácio, Felipe Lopes, livro do Madureira) merecem o benefício da dúvida.

Se a vitória do FCP fôr limpa e se os jogadores do Paços com ligação afetiva ao FCP demonstrarem o seu profissionalismo, seremos os primeiros a parabenizar os dragões pelo campeonato. Saudações.

m3a4424 disse...

Para é irrelevante que seja limpa ou não.

Principalmente por o benfica ter ganho diversos campeonatos de forma pouco limpa e ainda mais este ano em que o presidente do maritimo antes do jogo entre eles disse num jantar público que "nunca iria fazer nada para o benfica não ser campeão".
É evidente o que isto quer dizer.

Pelo menos os do Porto, se fazem alguma coisa, o que eu duvido, não têm a pouca vergonha de o anunciar na comunicação social como fez este senhor que é presidente do maritimo.

De qualquer modo, lá diz o ditado, "ladrão que rouba ladrão..."

Por isso gostaria que isso fosse verdade para os benfiquistas sentirem na pele aquilo que é ser-se espoliado de um campeonato, coisa que os Portistas já sentiram muitas vezes (especialmente no tempo do salazar).

John Holmes Reys disse...

No tempo do Salazar, o FCP foi campeão quatro épocas. Depois, começou a perder fulgor porque as diversas direções foram desinvestindo na equipa, a ponto de, em 1970 terem ficado em nono lugar, a 4 pontos da despromoção. Penso que já está na altura de desmistificar esse mito urbano do Salazar que até detestava futebol. Em termos práticos, comparar uma linha avançada de Eusébio-José Augusto- Torres e Simões com uma de Rolando-Nóbrega-Custódio Pinto e Atraca é anedótico...
Quanto ao presidente do Marítimo, os comentários são compreensíveis, sobretudo para quem já está há cinco anos esperando pela quantia dos direitos de transferência de Pepe e para quem se viu espoliado do Kléber por meios pouco lícitos. Se eu visse que a justiça desportiva tratava um clube de forma diferente, lesando assim os seus próprios interesses, também ganharia animosidade. Veja o exemplo do vizinho Nacional: esse é que trata bem o FCP, a ponto do treinador e presidente ficarem contentes com as derrotas frente aos Dragões...

m3a4424 disse...

Não há nada a desmistificar.

O salazar não se interessava por futebol mas interessava-se pelo podir e sabia que isso passava pela manipulação das massas.

Penso que sabes o que são os três FFF, não é?

O do futebol, era mais B que F pois sabia que assim mantinha as massas distraidas com o importante.

A tal ponto que mandou a pide raptar o eusébiao para não jogar no sporting.
E não digas que é mentira que isso ficou provado no programa "Aniversário" do Herman José, no qual se homenageou o eusébio que na altura fez 50 anos, e no qual entraram os raptores, os quais foram pedir perdão ao esusébio e que na altura se contou a história toda.

Isso foi gravado e concerteza está nos arquivos da RTP.

Para mim foi chocante pois não tinha conhecimento disso.

Este programa já foi há muitíssimos anos mas nunca mais me esqueci disso pois nunca pensei que o regime fascista chegasse a esse ponto.

Quanto ao presidente do marítimo, depois das declaraçãos, é evidente que deu ordens para entregar o jogo.

Pelo menos deveria ter mais compostura e fazer como presidentes de outros clubes que entregam os jogos ao benfica e o fazem pela calada, sem o vir reconhecer na praça pública.

Assim pelo menos há o benefício da dúvida, ao contrário do marítimo, o qual afirmou claramente na praça pública que iria entregar o jogo ao benfica.

Já agora mais uma coisa, quanto ao tempo do salazar.

O meu Pai tem 84 anos e foi benfiquista até aos 18 anos.
Depois passou a ser do Belenenses.

Sabes porquê?
Basicamente porque tinha vergonha de ver as roubalheiras que eram feitas para favorecer o benfica.

E o meu pai como pessoa integra, séria e honesta, que é, e foi durante toda a sua vida, não podia pactuar com isso.

Bruno e Inês disse...

Carissimo m3a4424 com o odio que destilou ao SL Benfica durante o seu comentário só lhe peço que enumere as roubalheiras que foram feitas para favorecer o SL Benfica.

E pedia-lhe que o seu Pai, como pessoa séria e honesta que é, também enumerasse as roubalheiras do FC Porto!

Não vou eu dizer-lhe porque tenho a certeza que o senhor é imparcial. No caso do senhor e/ou o seu pai se esquecer de alguma roubalheira eu próprio terei todo o przer de lhe relembrar!

Ficamos todos à espera e será o um prazer ler a sua resposta :)

John Holmes Reys disse...

Há algumas saudáveis coincidências. Sou benfiquista, mas filho de portistas. O meu pai foi sócio do FCP entre 1955 e 1996, melhor dizendo, deixou de pagar as quotas após um FCP-Farense em que um árbitro medíocre chamado Cunha Antunes sancionou um golo de grande penalidade marcado por Domingos Paciência, mesmo depois de os SD terem enviado um very-light para a baliza de Peter Rufai...Chegou a casa e disse: vou deixar de ir ao Estádio. Claro que, anos depois, o fato de ele morar a escassos metros da casa dos pais da Carolina Salgado e de ver o «entra e sai» de figuras ilustres em dias de jogo do FCP não veio ajudar nada à festa...
Coincidências...

John Holmes Reys disse...

Olha, outra coincidência...Falta fora da área, muito duvidosa e penalty/expulsão/ golo para os porcos. Só coincidências!!

Bruno e Inês disse...

essa historia do eusebio e mais outra lenga lenga para tentar provar que a verdade e justica esta do lado do fc porto e que o Benfica merece tudo o que lhe acontece de mau.

Chocante? entao para mim e chocante ver o Eusebio ser o embaixador do Benfica ,chorar pelo Benfica, defender o Benfica com unhas e dentes , amar o Benfica. O senhor odeia o Benfica por este tentar ser o dono da verdade e por tentar provar que o Fc Porto e o dono da mentira.

veio falar de irregularidades nos campeonatos do Benfica mas nunca chegou a responder ao meu desafio de apontar as irregularidades de um clube e do outro que foi condenado por 6 pontos e 2 anos de suspensao para o seu presidente corrupto. Veio falar de estoril no algarve qd este ano o benfica jogou em olhao e o porto num campo facil. Esqueceuse de dizer que o a final da taça ja foi jogada nas antas 3 vezes. com o fcp a jogar 2. tambem se esqueceu de dizer que o Benfica ja jogou nas antas contra o vitoria de setubal e qd falou no presidente do maritimo deve ter tido uma branca porque nao o vi falar do nacional.

estes ultimos 20anos temos apenas uma equipa que ganha.os outros sao todos maus. e nao existe corrupcao em Portugal. sao estas mentiras que nos andam a tentar esfregar na cara

Bruno e Inês disse...

essa historia do eusebio e mais outra lenga lenga para tentar provar que a verdade e justica esta do lado do fc porto e que o Benfica merece tudo o que lhe acontece de mau.

Chocante? entao para mim e chocante ver o Eusebio ser o embaixador do Benfica ,chorar pelo Benfica, defender o Benfica com unhas e dentes , amar o Benfica. O senhor odeia o Benfica por este tentar ser o dono da verdade e por tentar provar que o Fc Porto e o dono da mentira.

veio falar de irregularidades nos campeonatos do Benfica mas nunca chegou a responder ao meu desafio de apontar as irregularidades de um clube e do outro que foi condenado por 6 pontos e 2 anos de suspensao para o seu presidente corrupto. Veio falar de estoril no algarve qd este ano o benfica jogou em olhao e o porto num campo facil. Esqueceuse de dizer que o a final da taça ja foi jogada nas antas 3 vezes. com o fcp a jogar 2. tambem se esqueceu de dizer que o Benfica ja jogou nas antas contra o vitoria de setubal e qd falou no presidente do maritimo deve ter tido uma branca porque nao o vi falar do nacional.

estes ultimos 20anos temos apenas uma equipa que ganha.os outros sao todos maus. e nao existe corrupcao em Portugal. sao estas mentiras que nos andam a tentar esfregar na cara

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.